Desde 1986 na proteção do meio ambiente


Para complementar todas as atividades já existentes na empresa, A Socorsul reservou na sua preocupação ambiental, em maio 2009 um espaço para a receção, descontaminação e desmantelamento de veículos em fim de vida sendo um dos primeiros centros de abate a surgir na grande lisboa.


Hoje continuamos com o mesmo empenho e dedicação o caminho para um ambiente mais verde e onde o reaproveitamento e reciclagem são o nosso ponto forte.


Somos o centro de abate licenciado pela Valorcar (Sociedade gestora de veículos em fim de vida) onde poderá entregar a sua viatura em fim de vida com toda a confiança e certeza que todo o processo correrá sem qualquer problema.


 Para tal, os Proprietários/Detentores de um Veículo em Fim de Vida (VFV) devem entregá-lo na A Socorsul. Esta entrega é feita de forma gratuita e garante que o VFV será tratado de forma ambientalmente correta e que os respetivos registos de propriedade e matrícula serão cancelados.


Assim, quando da entrega de um VFV o seu proprietário/detentor deve:


Entregar os originais do Livrete e do Título de Registo de Propriedade do veículo ou (DUA) Documento Único de Matrícula ;


Apresentar o seu Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte;


Requerer o cancelamento da matrícula, através do preenchimento do impresso modelo 9 do Instituto da Mobilidade e dos Transportes - IMT (que será disponibilizado pela A Socorsul – este impresso só pode ser assinado pelo proprietário do veículo. Na impossibilidade da presença do proprietário durante o processo de abate, este pode ser representado por um "terceiro", mediante a apresentação de uma declaração de autorização a terceiros.


Em seguida, A Socorsul identifica o VFV e confere a respetiva documentação. Se tudo estiver correto, procede à emissão do Certificado de Destruição (de acordo com o definido no Artigo 85º do Decreto-Lei n.º 152-D/2017 de 11 de dezembro) e entrega imediatamente o original ao proprietário/detentor do veículo (que fica assim com o comprovativo que entregou o veículo numa empresa licenciada e que não tem mais responsabilidades).


Posteriormente, A Socorsul remete ao IMT até 10 dias úteis, uma cópia do Certificado de Destruição, acompanhada da documentação do veículo e do seu proprietário. Logo que receba a documentação, o IMT procede ao cancelamento da matrícula e comunica tal facto à Conservatória do Registo Automóvel para que se proceda também ao cancelamento do registo de propriedade.


O cancelamento do registo e da matrícula de um VFV apenas é possível mediante a apresentação de um Certificado de Destruição emitido por centros de abate licenciados, nomeadamente da REDE VALORCAR. É a única forma de cancelar o pagamento do Imposto Único de Circulação - IUC (se o veículo for abandonado ou entregue a centros não licenciados, o titular do registo continuará a pagar o IUC).


A emissão dos Certificados de Destruição é efetuada na Plataforma Nacional de Emissão de Certificados de Destruição, cuja gestão operacional é da responsabilidade da VALORCAR, sob supervisão da Agência Portuguesa do Ambiente, onde ficam registados os dados dos veículos e dos seus proprietários. Esta base de dados foi notificada à Comissão Nacional de Proteção de Dados.


YyND Escreva este código de verificação no campo.


Empresas
Com Proprietários Falecidos
Com Documentos Extraviados
Com Documentos Apreendidos (Acidentes)
Moradas

Sede: Rua Professor Simões Raposo, n.º 1, 1600-660 Lisboa, Portugal (GPS: 38.760990, -9.174700)

Laboração: Rua das Indústrias, 4, Zona Industrial da Manjoeira, 2660-175, Santo Antão do Tojal, Loures, Portugal (GPS: 38.860460, -9.118710)

Telefones | Telemóveis